sábado, 25 de abril de 2009

Sua imagem online - MBV 2009

Espero que vocês tenham ouvido falar do Movimento Blog Voluntário 2009, que é uma ação voltada ao combate do analfabetismo digital. A proposta é simples: durante os dias 24, 25 e 26 de abril, os blogueiros podem se inscrever no site e escrevem posts para ajudar os iniciantes no mundo virtual. O Trainee2010 já está inscrito e eu vou juntar o útil ao agradável, uma ação bacana com um assunto que eu já pretendia falar: imagem online x carreira. Espero que os leitores já acostumados com a vida virtual entendam que vou usar uma linguagem mais simples e vou fazer algumas explicações, ok?

O que é imagem online?
Quando você começa a acessar a internet, e principalmente quando se cadastra em sites, preenche formulários com seus dados e disponibiliza fotos para serem vistas por seus amigos, essas informações podem ser encontradas por outros usuários da internet por meio de mecanismos de buscas. O mais conhecido é o Google. Juntando tudo o que você deixou na internet sobre a sua vida, as pessoas passam a te "conhecer" e fazem uma imagem de você. Essa imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo de que tipo de informação você deixou no ambiente virtual. É o mesmo que conhecer o novo namorado da sua tia, você escuta o que ele fala, leva em consideração os elogios que sua tia faz e os comentários maldosos do resto da família. Pronto, está traçado o perfil.


O que a minha profissão tem a ver com isso?
Levando em conta que essa "imagem" é formada por impressões e por informações que muitas vezes não tem ligação uma com a outra (ex: sua linda foto da formatura de beca que está no orkut e uma mensagem sua em algum fórum de discussão metendo o malho na companhia de telefone), é preciso ter cuidado ao disponibilizar dados, fotos e até mesmo opiniões, já que muitas empresas buscam o seu "eu virtual" para ter informações além daquelas que seu currículo oferece. 

O que pode prejudicar minha imagem online?
Pornografia, pedofilia, manifestações de preconceito, relação ou apologia ao crime e a drogas são apenas alguns dos exemplos severamente condenados, dentro e fora da internet. Além desses, alguns itens não são tão tenebrosos, mas podem passar uma impressão ruim, como fotos muito sensuais, fazer parte de grupos ou comunidades que enalteçam coisas como trabalhar embriagado e outras posturas que ninguém quer ter dentro da sua empresa.

O que pode favorecer minha imagem online?
Participar de discussões construtivas, em que você possa mostrar seu potencial e seus valores, mostrar atividades de trabalho voluntário, ser engajado em causas socioambientais, conhecer e estar ligado a pessoas que também tenham uma boa imagem online e o principal: manter seus dados sempre atualizados.

Agora que todo mundo entendeu o básico, vamos ver como montar uma boa imagem online.
Existem diversos sites em que você pode montar um perfil seu com fotos, informações pessoais, profissionais, hobbys, interesses e até um bonequinho pra te representar.

No Orkut e no Facebook por exemplo, você pode colocar todos esses dados, fotos, participar de comunidades com outras pessoas, trocar mensagens (scraps), publicar seus vídeos favoritos e muito mais. Esses sites são mais informais e o principal propósito deles é integrar e divertir. Não tem tanta importância profissional, mas vale ficar ligado em como você está sendo visto.

Já o Linkedin e o Mybusinessin tem propósitos totalmente profissionais e são usados como ferramentas para recrutar pessoas. Aqui, fazer um perfil cuidadoso com todas as informações relevantes pode ser muito positivo para sua carreira.

O Twitter é a nova moda da internet. É um site no qual você pode publicar mensagens com no máximo 140 caracteres e seguir outras pessoas, ou seja, ler o que elas tem publicado também em 140 caracteres. Sim, é só isso. Pra entender qual é a graça, só se cadastrando e começando a "twittar".

Como muita gente estava usando o Google para procurar "imagens online", eles acabaram de lançar uma nova ferramenta que reúne todas as suas informações na internet e facilita a vida de quem vai te procurar, é o Google Profiles. Você entra, coloca uma foto, algumas informações e os sites em que você tem perfil, cadastro ou informações relevantes. Ainda não sei qual vai ser a aceitação disso, já que qualquer pessoa vai colocar ali o que tem de melhor e não vai citar os podres, mas acredito que nessa hora vale a sinceridade, porque mais cedo ou mais tarde, o que tiver sobre você pela internet, vai aparecer.

Existem muitos outros sites e formas de se formar uma boa imagem online, mas o importante é não deixar de buscar informações, novidades e outras opiniões. E também outros textos que falem sobre o assunto, como esse aqui.


Por hoje, ficamos por aqui, mas ainda vou escrever mais sobre esse tema, falando da privacidade online.


Um comentário:

  1. Lili,
    Hoje saiu no Globo uma matéria justamente sobre esse tema - capa do caderno Boa Chance.
    Era sobre o aumento de demissões devido a postura indevida de funcionários, principalmente fora do Brasil (há casos isolados aqui, mas lá fora virou procedimento de RH), em sites de relacionamento.
    Comentários no Facebook e Twitter sobre o emprego têm provocado a curiosidade dos chefes, que estão cada vez mais checando o perfil de seus empregados.
    Acho que apesar desses sites não terem tanta relevância em termos de carreira, como você mencionou, o Twitter me parece mais provável de influencir.
    Nesses casos de demissões motivadas por exposição/posts considerados indevidos, devido à sua acelerada dinâmica de mensagens instantâneas públicas, o Twitter pode favorecer e prejudicar seriamente alguém que manifeste opiniões/informações sobre sua empresa e/ou mercado. Até porque não é preciso seguir alguém no site para encontrar e acessar seu perfil.

    Beijinhos e parabéns pelo blog!
    Patty

    ResponderExcluir