quinta-feira, 23 de abril de 2009

Procura-se executivo com experiência, visão, novas idéias, foco no cliente e no máximo 25 anos

Como falei no último post, esse texto foi inspirado em uma matéria do site Universia, que fala sobre a cobrança do mercado por jovens universitários e recém-formados que tenham todas as habilidades de um profissional e mais um pouco.

Confesso que dei um suspiro de alívio quando li. Sabe aquele "afrouxar a gravata"? Eu sei que uma matéria não vai mudar em nada o mercado, mas pelo menos eu não sou a única que de vez em quando acha absurdo cobrarem de jovens competências que as pessoas adquirem depois de anos de carreira.

Um dos fatores apontados na matéria como responsáveis por esse fenômeno é a concorrência acirrada nos processos seletivos. Quando milhares de jovens se inscrevem, os recrutadores precisam ser mais criteriosos para selecionar os melhores (dos melhores). Quem não é no mínimo perfeito já está fora.

Ainda levando em consideração mais uma passagem da matéria, eles dizem que a nova lei do estágio também tem como função diminuir a cobrança e melhorar as condições de trabalho dos estudantes. O problema é que isso não se aplica aos trainees, como vocês podem ver na passagem abaixo:

"Esse movimento, na opinião de Arone Júnior, é natural e não pode ser considerado abuso, desde que respeite a nova lei de estágio. "É preciso respeitar as horas de estágio e, principalmente, o objetivo central do programa, que é contribuir para o processo de aprendizagem do estudante", defende ele, que diferencia a situação dos estagiários em relação à atividade dos trainees, que não é regulamentada. "No caso dos trainees, não há nenhuma restrição e as cobranças ficam a cargo da empresa", acrescenta ele."

Bacana, né? É por isso que quase todo trainee que eu conheço diz que trabalha mais do que qualquer funcionário da empresa.

Enfim, vamos ter que continuar nos preparando, lendo tudo que é relevante, comprando roupas adequadas, aprendendo todas as línguas, vivenciando todas as situações empresariais ou não que nos ofereçam experiência, fortalecendo um network poderoso e influente, estudando simplesmente tudo e rezando para que isso seja suficiente para que sejamos os que eles chamam de "mais bem preparados".


2 comentários:

  1. Esse assunto merece um post no Minha Carreira, não?

    Essa cobrança e exigência do mercado tem tudo a ver com a Geração Y. Seria interessante relacionar o assunto a visão da Geração Y sobre essas exigências.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse texto embora muitas empresas não respeitao a lei. Mais o que nois temos que fazer como futuros profissionais é estudar muitoo muitoo mesmo e tentar se qualificar.

    bjinhos

    ResponderExcluir